![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGQTStoELNKd9R5l6RhQjbAmL2Cf3hDXjBeuuk_3Jcr-V-rW7u4Ox6c-iPMGDxGbWj9Oys6Vo2ovz4yLPM5SvI3-GxjeLE9HCg3_zZs8QJadiqO1L8DNjb1T84PSJhOYR81LVntaj6Tpct/s200/pa9.gif)
Característica Geral
A criança ainda não estabelece uma relação biunívoca entre a fala e as diferentes representações. Acredita que se escreve com desenhos.
Suas questões podem situar-se tanto no campo semântico quanto nos aspectos físicos da escrita, como a forma e a função das letras e números.
Objetivos Didáticos.
Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;- distinguir imagem de texto e letras de números;- compreender o vínculo entre discurso oral e texto.
Vivências Necessárias-
Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;- tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;- ouvir, contar e escrever histórias;- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);- analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras.
Algumas condutas típicas
- Uma criança, no nível pré-silábico, usa, para escrever, qualquer letra, em qualquer ordem.
- A palavra escrita pode mudar de significado, dependendo da ocasião, porque está relacionada a seu desejo.- Para ser legível, a palavra tem de apresentar letras variadas.
- Não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas em uma palavra.